Os Painéis Isolados Estruturais – de MgO, também conhecidos como SIPs MgO (Magnesium Oxide Board Structural Insulated Panels), são sistemas de painéis sip para construção de alta performance compostos por um núcleo de espuma isolante entre duas camadas de revestimento de placa de óxido de magnésio. Esses painéis são utilizados para construir paredes, tetos e pisos, em edificações residenciais, comerciais ou industriais e oferecem diversos benefícios em relação aos métodos tradicionais de construção, como estruturas de concreto e alvenaria de tijolos e blocos de concreto.
Os painéis SIPs MgO são extremamente bem isolados e fornecem maior eficiência energética, economia de custos a longo prazo e são mais sustentáveis em comparação aos painéis SIP de OSB tradicionais. A placa de óxido de magnésio (MgO) é uma placa de revestimento produzido em fábrica e pode ser utilizada em revestimentos de paredes, tetos e forros. Essas placas possuem inúmeras vantagens em relação a outros materiais, como serem mais leves, mais resistentes e duráveis, além de serem livres de amianto e possuírem melhores propriedades de isolamento térmico e acústico.
A placa MgO para painel sip é um material mineral branco, bege ou cinza claro, que é extraído da rocha bruta e depois triturado em pó. Quando combinado com água, forma uma substância semelhante a cimento, que é usada na produção de placas MgO. As reservas mundiais de magnésio contido são aproximadamente 3,8 bilhões de toneladas, com as maiores detentoras sendo a China, Coréia do Norte, Rússia e Brasil. Embora o uso predominante do MgO esteja voltado para o setor siderúrgico, a placa de óxido de magnésio é uma opção cada vez mais popular na construção civil quando se apresenta no sistema construtivo com painéis SIPs.
Com propriedades físicas e mecânicas favoráveis, as placas para painel sip MgO são adaptáveis a todos os tipos de acabamento e podem ser utilizadas tanto para o interior quanto para o exterior. Embora a maioria das empresas produtoras estejam sediadas na Ásia, o interesse por esse material está crescendo em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Com sua durabilidade, sustentabilidade e eficiência energética, a placa de MgO está se tornando cada vez mais o futuro da construção.
O que exatamente é uma placa de MgO ?
As placas de óxido de magnésio MgO são placas duras com núcleo composto por óxido de magnésio, perlita e fibras de madeira, revestidas em ambos os lados com duas camadas de malha de fibra de vidro afundada na massa da placa, que pode ser levemente visível na superfície.
ECONÔMICA – A placa de óxido de magnésio MgO é uma alternativa econômica para os materiais que compartilham características semelhantes. Os ensaios mecânicas da placa de óxido de magnésio proporcionam parâmetros de alta resistência e durabilidade, resultando em mais economia.
ECOLÓGICA – MgO – placa de óxido de magnésio é feita de componentes naturais, seguros para a saúde humana e meio ambiente. Não contém formaldeído ou outras substâncias voláteis. A camada externa revestida de óxido de magnésio de MgO é resistente ao crescimento de mofo e fungos, mesmo em condições de alta umidade.
ECONOMIA DE ENERGIA – A placa MgO Green pode ser usada com sucesso em edifícios passivos e com eficiência energética, garantindo isolamento e vedação de alto desempenho. O núcleo feito de perlita resulta na criação de um material de baixa condutividade térmica. A placa MgO é um produto de “baixa tecnologia” e “ecologicamente correto”; sua fabricação não requer grandes quantidades de energia.
Algumas características comparativas da placa MgO com outros materiais: